quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Crianças francesas não fazem manha

Li há pouco tempo o livro "Crianças francesas não fazem manha", de Pamela Druckerman, e gostei muito. Compactuo com muitas das ideias do livro; minha amiga até me disse que sou um pouco do tipo "mãe francesa" ( e gostaria de ser mais!).
Entre tantas recomendações, o que mais me marcou foi não nos deixarmos ficar reféns dos nossos filhos. Os pais precisam ter autoridade para definir os limites para as crianças. Regras para uma boa convivência na hora da alimentação, na hora de dormir, na hora de estudar, de brincar. Tudo com respeito e clareza. "Com muita liberdade, dentro dos limites definidos", como diz o livro. Admito que eu sou meio ditadora, não me acho grande coisa como mãe, mas por esta leitura até que não estou tão errada. De qualquer forma, ser mãe de quadrigêmeas não é uma coisa muito sã.
E também o entendimento de que o casal com filhos continua sendo um casal, e precisa cultivar a sua relação com alguns momentos sem os filhos. Isso no dia-a-dia, no horário em que as crianças devem dormir para que se tenha o horário dos adultos, assim como também em eventos esporádicos de fim de semana ou viagem a dois.  Essa parte eu prezo muito! Por mais que nós adoremos as nossas filhas, para nós é uma necessidade fazer alguns programas sem crianças. Digo que são as minhas férias. 

Neste mês de agosto tive minha semaninha de férias. Aproveitamos o casamento de um casal amigo na Argentina e tiramos uns dias para passear. Que coisa maravilhosa! O quarteto desta vez ficou na casa da vó, que agora é mais perto do colégio e a logística ficava mais fácil. Foram 6 noites fora de casa. O tempo perfeito para não dar saudade demais, e não deixar a vó muito cansada. 



Segundo minha mãe, a saudade maior foi do Netflix, que elas só tem em casa...

5 comentários:

  1. Estão cada dia mais lindas essas suas meninas. ..Vc tem Instagram Ana? Bj Clarissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desculpe a demora em responder, Clarissa! Andei um pouco ausente do blog... Meu instagram é analuizabse

      Excluir
  2. Ana, acompanho o blog há um tempinho e estava pensando em umas coisas... Você não se sente mal as vezes em saber que não pode dar toda atenção que suas filhas merecem por elas serem quadrigêmeas? Em pensar que elas nunca terão tanto carinho/atenção que uma criança única, pois desde que nasceram tem que dividir os cuidados com as irmãs?

    ResponderExcluir
  3. Sim, às vezes penso que não consigo dar toda a atenção que elas gostariam. Mas tem o outro lado, todas as vantagem de ter 3 irmãs da mesma idade. Elas acordam e já tem companhia p/ brincar. Sempre chegam acompanhadas no colégio, no parquinho, ou nas festinhas. Tudo na vida tem lado bom e lado ruim (às vezes nem tão ruim assim...)

    ResponderExcluir
  4. Ana, faz um post sobre a personalidade de cada uma, as semelhanças e diferenças, pois mesmo sendo quadrigêmeas elas não devem se parecer muito rsrs

    ResponderExcluir