terça-feira, 29 de junho de 2010

Avaliação do desenvolvimento

Dia 18 as meninas fizeram a última avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor pelas estudante e mestranda da UDESC, Jessica e Sheila. Novamente elas se saíram muito bem, o desenvolvimento das 4 está dentro da normalidade.

Foram 5 avaliações, com 6, 8, 10, 12 e 14 meses, nas áreas de desenvolvimento postural, óculo-motriz, linguagem, sociabilidade, e global.

Fazer os exercícios de avaliação, que eu já chamava de prova, foi muito divertido. Eu já ficava na torcida para cada uma fazer melhor que a outra. O interessante é que cada uma se destacava numa atividade diferente.

Na última avaliação a Milena conseguiu riscar com lápis no papel bem direitinho (confesso que lembrei que teria esta prova, e botei todo mundo p/ treinar antes das avaliadoras chegarem!) A Duda conseguiu colocar o botão no tubo de plástico muito rápido. A Marina conseguiu folhear o livrinho de história e conseguiu pegar 3 cubinhos ao mesmo tempo. E a Isa impressionou conseguindo encaixar o círculo de madeira na sua base, mesmo ela estando na posição invertida. Sucesso total!

Isso tudo também me ajuda a ver o que preciso estimular nas brincadeiras do dia-a-dia com elas. O que verifico que falta desenvolver mais é a linguagem. Com a rotina corrida, acabamos não dando a atenção individual necessária para estimular o falar. Elas ainda falam poucas palavras: Ana (mais que mamãe), mamã, papá, tatáta (serve p/ papai também), água (ou algo parecido, é a Marina que fala), pé (a Milena já diz, e levanta p/ mostrar), au-aua (cachorro). E a Duda também adora ficar falando umas coisas esquisítas enrolando a língua, parece árabe! Quando conseguir gravar alguma coisa delas falando, eu posto aqui.


Aproveito esta postagem para agradecer à Jessica e Sheila pelo trabalho que fizeram com as minhas meninas. E esta é a foto que fizemos na última avaliação.

186367