quarta-feira, 22 de agosto de 2012

individualização

Educar gêmeos tem várias especificidades, e uma delas, que pode parecer simples para quem vê de fora, é a individualização. Eu também não imaginava que isso poderia ser difícil, mas no dia-a-dia, acaba sendo. Como nós fazemos tudo em série, 4 banhos, 4 mamadeiras, 4 isso, 4 aquilo... , o que pode ser feito junto, é feito, e acaba sendo tudo no automático, pois não temos tempo a perder. Por mais que eu tente dar uma atenção, uma conversinha na hora do banho de cada uma, ainda parece pouco. Em geral, é tudo no coletivo.
Eu me dei conta disso quando li uma reportagem no dia dos pais com o Rafael Küerten, irmão do Guga, que também tem 4 filhos. Ele disse que faz a oração antes de dormir com cada um, individualmente. E assim tem um momento especialmente dedicado a cada filho, todos os dias.
Eu logo pensei no meu caso, que como estavam as 4 no mesmo quarto, fazia uma oração só. Imaginem como: uma ou outra prestava atenção, e as demais, muitas vezes brincando, rindo, chamando p/ outra coisa, ou nem aí. Difícil atrair a atenção de 4 crianças. Não sei como as professoras do colégio conseguem. Eu deveria ter estudado pedagogia...
Mas agora na casa nova, que dividimos 2 em cada quarto, a coisa melhorou neste sentido. Também ficou mais rápido de elas pegarem no sono. Antes bastava uma agitar e o quarteto estava todo de pé na cama. Depois que li a matéria do jornal, passei a fazer a oração com cada uma individualmente. Logo percebi a satisfação no olhar de ter "a mamãe olhando só para mim", e de poder fazer uma intenção especial por algum amiguinho da escola, alguém da família ou pela Branca de Neve, Aurora ou Ariel. Claro que esta atividade agora leva muito mais tempo, mas estou certa de que é um bom investimento que estou fazendo.
447033