sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

deveres de escola

Chegamos no 1o ano do colégio, e com ele, os novos desafios a superar. A rotina de acordar mais cedo para chegarmos no horário no colégio está funcionando bem, não tivemos dificuldades. A estratégia é rigidez na hora de dormir e deixar tudo organizado à noite. 
O segundo desafio são os deveres diários! Ano passado tivemos dificuldades com a Maria Eduarda, que "escorregava" para fazer os deveres. Por orientação da professora dela, nossa querida tia Gabi, cheguei a procurar uma psicopedagoga para nos ajudar nesta questão. Pensei em fazer um post sobre isso, mas o final do ano foi tão corrido que não deu tempo para nada. 
Fizemos algumas consultas de avaliação com a psicopedagoga Sandrinha Lamb e ela nos passou algumas dicas preciosas:
_ permitir que cada uma faça seus deveres sozinha, num espaço apropriado p/ concentração.
_ ter uma disciplina de horário certo para fazer os deveres todos os dias, estabelecendo uma rotina
_ dar atenção individualizada para cada uma 
_ permitir que façam algumas escolhas individuais e tomem alguma decisão (principalmente a Duda, que vai muito na onda das irmãs)
_ dar atenção a elas lendo livros, sentando junto para jogar jogos educativos
Isso entre outras colocações muito pertinentes, que tem nos ajudado neste processo de educar quadrigêmeas, que não é uma tarefa fácil. 
Eu estava fazendo muita coisa errada, que não estava dando certo, como juntá-las p/ fazer os deveres. Uma terminava primeiro e já ficava dando pitaco nos deveres da outra, e claro, fazendo comparações ou respondendo pela irmã. Com as aulas extras de natação e balé, o horário de fazer os deveres era diferente a cada dia, às vezes à noite, o que já não ajudava na disposição e concentração delas. Este ano decidi que farão somente balé, pelo menos no 1o semestre, para vermos como funcionará a nova rotina mais intensa no colégio. 
No final do ano passado fizemos os quartos delas (são 2), com uma escrivaninha em cada quarto, para que possam ficar sozinhas estudando. Enquanto 2 fazem os deveres no quarto, as outras 2 fazem outra atividade fora, e depois trocamos. 
Nesta primeira semana está dando certo. E o melhor: sentei para acompanhar os deveres da Duda e ela veio com essa: "Não precisa, mamãe! Eu já sei tudo!". E completou os deveres direitinho. Fiquei muito feliz com ela!


8 comentários:

  1. Já no 1° ano? E como estão crescendo muito depressa, bjs

    ResponderExcluir
  2. Lindas, preciosas! Amo ler sobre suas bonecas!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem que vc podia atualizar com mais frequencia o blog...a gente gosta tanto...bjs

    ResponderExcluir
  4. Ana e bom que vou aprendendo com você ... tenho menina que faz 5 aninhos dia 09 / 03 e ela e igual a Duda ... escorrega pra fazer as lições, este ano ela esta no 3º período, mas a escola e bem puxada.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana, sou Vanessa, produtora de jornalismo do programa Encontro com Fátima Bernardes. Estou em busca de uma mãe de quadrigêmeos para uma entrevista . Mas preciso falar neste domingo ainda ou amanhã pela manhã. Segue meu email: vanessa.mazzari@tvglobo.com.br Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana! Eu sou de São Luís-MA, fiz 30 semanas e estou muito feliz! Já que você se colocou à disposição, o que desde já eu agradeço, eu queria saber qual foi o sinal que você sentiu que as meninas iam nascer, se sua bolsa estourou, se saiu sangue, se você teve contrações ou se simplesmente o médico viu que estava na hora e marcou seu parto. O meu não marcou e estou meio desorientada. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Erica! Seu médico não marcou a cesárea porque quer que vc aguente ao máximo esta turminha aí! Cada dia a mais que eles ficam na sua barriga são dois dias a menos que precisarão ficar na UTI Neonatal! Segure firme!
      Minha bolsa não estourou, eu apenas tive umas contrações muito leves e minha médica achou que já podia fazer o parto, para não termos um parto de emergência. Estava c/ 31 semanas e 4 dias, e o parto foi perfeito. Com uma equipe enorme: 2 obstetras,1 anestesista, 4 pediatras, 8 enfermeiras (mais o cinegrafista que gravou tudo!). E tínhamos 4 leitos de UTI Neo à nossa espera. Minha recuperação foi muito boa também. Neste ponto temos uma vantagem: como os bebês ficam na UTI Neo, o pós-parto nos permite uma recuperação mais rápida da cirurgia, sem ter a responsabilidade dos cuidados iniciais com os bebês.

      Excluir
    2. Sim, acho que meu parto vai ser de emergência, o que me deixa um pouco tensa. Terei os meus bebês na rede pública e nem o médico que me acompanhou no Pré-Natal fará o parto. A esta altura do campeonato eu não sei de nada. Parece que tudo será feito no improviso, isso me deixa bastante insegura. Pelo menos tenho ótimas referências do hospital. Sei que Deus estará comigo nesse momento. Obrigada pelas informações.

      Excluir