sexta-feira, 21 de junho de 2013

Amizade se cultiva desde cedo

Muita gente pensa que como nós temos 4 meninas não precisamos chamar amiguinha para brincar. Admito que eu cheguei a pensar assim, no começo. É claro que elas não tem necessidade de companhia como uma criança que não tem irmãos, elas brincam bastante uma com a outra, mas como todo mundo, elas precisam ter suas amigas. 
Meu pai já me dizia sobre a importância da amizade: a família é muito importante, mas ter amigos também.  E ele soube dar um bom exemplo sobre como manter as boas amizades. Eu tenho amigas que são parte da minha vida desde a infância, e os meus irmãos a mesma coisa. Isso é muito bom.
E pensando assim eu entendi que deveria estimular as amizades das minhas filhas, pois como irmãs da mesma idade, é natural a tendência de elas se isolarem em grupo. Quando separamos as quatro em duas salas, no ano passado, na hora do recreio elas voltavam a brincar juntas. Nas festinhas de aniversário que íamos, várias vezes eu percebia as quatro irmãs brincando juntas, sem interagir com as outras crianças. Mas ao longo do ano elas foram criando afinidade com outras crianças, e na volta do colégio me contavam com quem tinham brincado naquele dia. 
E neste ano decidi começar a convidar algumas amigas para vir brincar aqui. A ideia é que a cada quarta-feira cada uma convide uma amiga para vir aqui em casa. A Katherine veio ainda nas férias de verão. Mais recentemente veio a Rafaela, que a Marina adora. As 5 ficaram ansiosas com o evento, tanto a convidada quanto as anfitriãs. E elas aproveitaram a tarde entre brinquedos e conversinhas. 
Esta semana veio a Nicole, que é amiga da Duda e da Milena. Já deu uma pequena confusão na saída do colégio, pois todas queriam sentar ao lado da Nicky no carro. Mas depois foi tudo bem. Elas até almoçaram melhor com o bom exemplo da amiga. É uma graça de ver a meninada brincando. Desta vez eu registrei o momento do lanche na casinha. 


E o problema agora vai ser conciliar a vinda das amigas que ainda não vieram com as que já querem repetir a dose ou retribuir o convite. Vou ter que montar um calendário de encontros!    
514410

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Festa Junina

Neste último sábado foi a festa junina do colégio. Dançaram que foi uma beleza! Vejam que bonequinhas. Eu mesma me surpreendi com as fotos: como já estão grandes as minhas princesas!








512532

quinta-feira, 6 de junho de 2013

visitante inesperado

Olhem só quem apareceu na nossa casa ontem!
Um filhote de passarinho lindo, que estava tão paradinho que as meninas até pensaram que estava morto. Logo que nos mudamos para esta casa um passarinho morreu depois de bater no vidro da porta da varanda, e elas lembraram disso quando o viram. A D. Ana conseguiu pegá-lo com as mãos e assim elas puderam acariciá-lo e vê-lo melhor. Quando o soltamos, ele ainda ficou mais um pouco pela varanda antes de voar. Fiquei impressionada foi com o jeito da Marina, a mais empolgada. Ela já anda dizendo que quer ser médica de bichinhos. Será que vai ser mesmo? O bisavô ficaria orgulhoso de ter uma bisneta seguindo sua profissão.


511827

terça-feira, 4 de junho de 2013

vantagens de ter mais de um

Depois da postagem polêmica não tive mais tempo de fazer uma "light" ainda no mês de maio. Paciência! (este é meu mantra agora). Uma semana de férias me fizeram um bem danado, as baterias já estão recarregadas para mais uma temporada de aventuras. E as meninas? Ficaram muito bem no período de ausência dos pais. Esta é a vantagem de quem tem gêmeos, ou mais de um filho: não fica sozinho.
Desta vez a vó Isa e a bisa se mudaram p/ cá, e a tia Tissy foi a motorista para levá-las ao colégio. As duas vovós deram conta de mantê-las entretidas com o dia-a-dia e com a programação de festas. Foram 3 aniversários só neste período, e elas não perderam nada.
Assim nem deu tempo de sentir saudades do pai e da mãe. A casa ficou até mais agitada.