domingo, 18 de dezembro de 2022

Recital de teclado da Isabela

 Este ano, a escolha da Isa para sua aula exclusiva (diga-se sem irmãs) foi teclado. E neste dia 15 foi sua segunda apresentação no recital dos alunos de música da Astel. Ela apresentou a música "Tiny Dancer", do Elton John, no teclado.






E como agora virou tradição, ela também ganhou flores ao final da apresentação. 


 

Cinema em cartaz - apresentação da Garagem da Dança

 Nos dias 10 e 11 deste mês a Maria Eduarda e a Marina se apresentaram no teatro do CIC com a turma da Garagem da Dança. Foi lindo! A turma da Duda de Street Dance dançou "Alice no País das Maravilhas". 




 
Os vídeos são uma pequena amostra do que foi.

A turma de sapateado da Marina apresentou o filme "O Rei do Show". 
O espetáculo todo foi belíssimo, a escola está de parabéns! 



E a pedido da Marina, nossas artistas ganharam flores no final da apresentação, inaugurando uma nova tradição por aqui. 






quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

presente do dia das crianças

 Esta postagem está atrasada, mas resolvi registrar assim mesmo.

No dia das crianças deste ano eu quis dar um presente diferente para as nossas 4 meninas. Há tempo que eu queria comprar para elas uma telinha de bordar com lã, mas estava difícil de encontrar 4 telinhas interessantes. Eu ganhei de presente de aniversário da minha tia Cláudia quando tinha uns 7 anos e gostei muito. O quadrinho emoldurado ficava no meu quarto na casa de praia, e pensei que seria muito legal elas terem quadrinhos bordados por elas na casa da serra. 

Mesmo na internet estava difícil de achar, aí contei com a ajuda da tia Deda que foi numa loja em Balneário Camboriú e encontrou algumas telas bonitas com tema de casinha. Como as telas eram grandes, decidi comprar duas para elas bordarem em duplas, já que também vão dividir o quarto. Elas ficaram contentes com o presente, mas a empolgação para bordar não foi unânime. A Milena começou muito empolgada, mas agora já deixou de lado. Acho que a empolgação foi mais minha mesmo. Agora vou ter que me empenhar para terminar as telas junto com elas.      

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Clube do livro

 Leitura sempre foi um dos meus prazeres e assim tento incentivar as meninas para o mesmo caminho. E a escola estimula bastante também com alguns livros obrigatórios e outros de leitura livre. Este ano foram 4 de cada. Eu procuro ler todos eles para saber do assunto e poder comentar com elas, e tenho me divertido bastante com essa literatura juvenil. 

Desde o ano passado tentamos identificar o que mais agrada a cada uma. A Milena já era fã de Harry Potter e leu a coleção inteira. Depois Percy Jackson, alguns da Agatha Christie, Jane Austen (ela também adora os filmes), já teve a fase dos mangás... é a leitora mais compulsiva da casa, sempre com um livro na mão. Nas nossas viagens ela tem levado 2 livros ultimamente.

A Marina começou a ler "Amor e Gelato", por indicação da amiga Vitória. E continuou a série com "Amor e Sorte" e "Amor e Azeitonas". Eu gostei mais do que ela! A Marina ainda não encontrou o livro de "não querer largar". Sempre acaba a leitura no limite do prazo. 

A Duda leu a série "A Seleção", "A Elite" e "A Escolha", "A Rainha Vermelha" e agora está lendo um que comprei nas últimas férias: "A pequena livraria dos sonhos", um romance bem leve que a Milena também já leu e gostou.

Ano passado fui um dia com a Isabela na livraria para escolher algo que lhe interessasse, e ela escolheu "O verão que mudou minha vida", que gostou bastante e fez sucesso na apresentação no colégio. Tive que comprar os outros dois da trilogia que valeram a motivação para a leitura. Recentemente ela pediu para comprar "Eu e esse meu coração" e ficamos impressionados que ela devorou as 400 páginas em 4 dias! 

Os livros obrigatórios do colégio também tem sido muito interessantes. Este ano foram "Os fanzineiros", o livro de crônicas de Marina Colassanti "A casa das palavras", "Criatura contra criador" e "O Diário de Anne Frank" ou "O menino da lista de Schindler". Um destes ainda não consegui ler. 

E de presente de aniversário elas também ganharam livros, alguns até repetidos que tiveram que trocar. E numa troca a Duda acabou escolhendo um livro pela capa e depois percebeu que não era próprio para a idade delas. Ainda bem que ela me comentou a tempo. Eu peguei p/ ler e gostei, mas era realmente um livro adulto. Vai ficar guardado p/ o futuro. Percebi que esse cuidado com o tipo de leitura é muuuuito importante, uma razão a mais para ler o que elas estão lendo.   




  

   

terça-feira, 23 de agosto de 2022

PCM MUSICAL

Nossas meninas entraram numa nova fase na sua contribuição para nossa igreja: agora elas fazem parte de um grupo musical: o PCM Musical, dirigido pelo Tomazo que é músico da nossa comunidade do Puríssimo Coração de Maria, cuja capela inclusive está completando 89 anos no dia de hoje. 

No último sábado foi a estreia do grupo, na missa da coroação de Nossa Senhora. Isabela e Maria Eduarda nos teclados, Marina e Laís nos violões, e a Milena na guitarra, que terminou o serviço de coroinha pouco antes do fim da missa para fazer a apresentação. Foi a primeira música que elas ensaiaram, pois o grupo começou há pouco tempo. Que seja a primeira de muitas!



Longa vida ao PCM Musical! E que o grupo cresça com mais jovens da nossa paróquia!        

domingo, 31 de julho de 2022

Mais uma aventura pelo nosso Brasil!

 Nessas férias de julho fizemos mais uma aventura pelo nosso país: agora o destino foi o sul! Com o objetivo de fazer uma viagem mais econômica, definimos fazer um passeio de carro até a região das Missões Jesuíticas. 

Saímos de casa em direção aos Aparados da Serra, e já no primeiro dia fizemos um belo passeio a cavalo em Praia Grande, na base dos cânions. 


Depois fizemos as trilhas para apreciar o maravilhoso Cânion do Itaimbezinho, e na volta pudemos avistar os lindos balões coloridos no céu do fim de tarde. Este passeio não tivemos coragem (nem $$$) de fazer, mas foi legal só de ver.


 Seguindo nosso roteiro, fomos para o Vale dos Vinhedos onde pudemos visitar as cidades de imigração italiana, suas várias vinícolas e casas de pedra.




 Fizemos o passeio de Maria Fumaça que foi muito legal, seguido da apresentação que conta a história dos imigrantes que ali chegaram. 



A parada seguinte foi São Miguel das Missões, bem no oeste do Rio Grande do Sul. Assistimos ao espetáculo Som e Luz nas Ruínas de São Miguel já na primeira noite do dia que chegamos.


 Impressionante a história desta Redução, iniciada no século XVII e destruída após o Tratado de Madri, de 1750, onde portugueses e espanhóis se uniram para expulsar os indígenas e jesuítas que ali viviam harmonicamente. No dia seguinte voltamos ao sítio arqueológico e aproveitamos para conhecer mais detalhadamente essa história impressionante, iniciada em 1636.

De lá saímos para Ametista do Sul, e visitamos o parque da mina de ametista, que tem uma bela exposição de pedras e até um restaurante subterrâneo! Muito legal! 


Já no caminho de volta para casa, aproveitamos para conhecer Treze Tílias, cidade de colonização austríaca aqui em Santa Catarina. Um encanto de cidade, com sua praça toda florida e edifícios em estilo austríaco, saboreamos um delicioso almoço com música e comida típica.



Voltamos para casa depois de dez dias de passeio muito bem aproveitados. Foi muito agradável viajar pelo interior, com menos trânsito, menos gente, mais tranquilidade. 












 

      

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Festa da Santíssima Trindade

 Este ano as meninas participaram novamente do cortejo da Festa da Santíssima Trindade. Após 2 anos sem festa por causa da pandemia, a 164a festa ocorreu de 03 a 12 de junho, o que coincidiu com a Crisma delas no dia 4. A Milena e a Duda participaram do cortejo português, que teve ainda uma solenidade extra no dia 21 de maio na catedral, com uma procissão pelo centro da cidade. 






















segunda-feira, 13 de junho de 2022

Crisma

O mês de junho está sendo de muitos eventos. Dia 03 foi a Crisma das meninas, junto com todas as turmas da paróquia, foram mais de 60 jovens sendo crismados. 


E como coincidiu com a Festa da Santíssima Trindade, onde elas participam do cortejo imperial novamente, a Marina e a Isabela contaram com uma produção especial para a missa: o cabelo e maquiagem já prontos para a festa.





Para madrinha de Crisma, as quatro escolheram a tia Tissy. O padre até brincou com ela: "você de novo?"




Fizemos um café aqui em casa outro dia para formalizar o convite e ela, muito lisonjeada, declarou que este convite era uma reparação histórica! Ela nos confessou que ficou sentida por não ter sido madrinha de batismo de nenhuma das quatro, que todos perguntavam qual era a afilhada dela e era duro dizer nenhuma. Na época nós priorizamos os irmãos casados, já que no batismo precisa-se de madrinha e padrinho. Pois bem, agora a tia Tissy pode dizer para todo mundo que é a dinda das quatro! E com muito mais mérito, pois a escolha foi das próprias afilhadas. 

















 

A Festa de 13 anos

 O tempo passou voando e não fiz a postagem da festa de aniversário das meninas. Este ano o aniver não passou em branco! Quer dizer, o dia do aniversário mesmo caiu na Sexta-feira Santa, aí não tinha como fazer comemoração. As quatro também estavam bem envolvidas nas celebrações da Páscoa aqui na nossa comunidade, então combinamos de comemorar no final de semana seguinte. 


E então saiu uma big festa no sábado 23. Convidamos os amigos das duas salas, mais turma de basquete, de inglês... deu uma galera. Foi muito legal!

Mudamos o layout da casa para dar espaço para a pista de dança, e montamos uma sala de jogos na garagem com mesa de pebolim e hockey de mesa. E para nossa sorte, não choveu, assim a turma também pode se espalhar pelo jardim. 



Tia Deda ficou para dar um apoio na festa, e ajudou muito! Foi incansável servindo bebidas e salgadinhos. E a Catarina veio fazer a maquiagem das primas, que ficou um sucesso!