domingo, 28 de março de 2021

A 1a Comunhão

 Finalmente chegou o dia da 1a Comunhão das meninas! Foram 3 anos de preparação com a catequista Maura, um ano de atraso deste dia tão esperado. Eu mesma questionei a data, na véspera do Domingo de Ramos e em pleno pico da pandemia, mas realmente já tinha sido postergado demais, então, com bastante restrição (menos de 25% da capacidade da igreja) e apenas a presença dos pais dos catequizandos, nossas filhas receberam o Corpo de Cristo pela primeira vez neste dia 27 de março. E a família pôde acompanhar de casa, pela transmissão on-line. 





O ruim é que não pudemos fazer a comemoração que tínhamos planejado, reunindo todos os familiares e amigos em casa após a cerimônia. Em tempos de distanciamento social e proibição de aglomerações, a alternativa foi levar uma pequena lembrança àqueles que gostaríamos que estivessem presentes nesta celebração. 

Eu estava convicta que a data seria alterada mais uma vez, mas no início da semana tive a confirmaçãode que seria realmente no sábado, e aí a semana foi corrida com os preparativos. 

Mesmo sabendo que usariam uma túnica branca igual para todos, elas fizeram questão de usar um vestido branco por baixo. A tia Sandra, amiga da vó Isa, já tinha nos dado 2 vestidos de 1a Comunhão das filhas dela, que a Marina e a Isabela usaram. A Maria Eduarda usou o vestido da prima Catarina, que também foi usado no casamento do primo Otávio quando elas foram daminhas (vocês podem conferir na postagem que fiz em 8/nov/2011!). E faltava apenas 1 vestido para a Milena, que resolvemos fazer com a Lady, a mesma que fez os vestidos de daminhas. O especial foi que usamos a renda do vestido de 1a Comunhão da tia Lenise, irmã da vó Isa! 




As lembrancinhas foram feitas pela nossa vizinha, D. Salomé, um presente maravilhoso que ela já havia feito desde o ano passado. Faltava apenas preparar uma embalagem adequada, que as meninas ajudaram a arrumar. 

Preparamos também uma bela mesa de café para comemorarmos pelo menos entre nós, este dia tão especial com flores, bolo e docinhos, e a presença de Jesus, é claro!