terça-feira, 28 de agosto de 2012

contagem PROGRESSIVA para a chegada dos novos quadrigemeos de Floripa

Sim, contagem progressiva porque cada dia a mais na barriga da mãe é uma vitória. Quando as nossas meninas nasceram, nos disseram que cada dia a mais na barriga, significa menos 3 de internação na UTI-Neonatal. A Vera e o Rafael já completaram 29 semanas de gestação, e o quarteto segue bem. Quem quiser saber mais, eles agora também tem um blog:
www.quadripais.blogspot.com.br

Pelo contato que tivemos até agora, percebemos que a turma é boa de reza. Todos os sustos, medos e desafios desta gravidez estão sendo vencidos com muita oração deste casal, sua família e amigos.
Seguimos nas orações e torcida pela saúde da Clara, Antonio, Miguel e Francisco!!!!



448668

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

individualização

Educar gêmeos tem várias especificidades, e uma delas, que pode parecer simples para quem vê de fora, é a individualização. Eu também não imaginava que isso poderia ser difícil, mas no dia-a-dia, acaba sendo. Como nós fazemos tudo em série, 4 banhos, 4 mamadeiras, 4 isso, 4 aquilo... , o que pode ser feito junto, é feito, e acaba sendo tudo no automático, pois não temos tempo a perder. Por mais que eu tente dar uma atenção, uma conversinha na hora do banho de cada uma, ainda parece pouco. Em geral, é tudo no coletivo.
Eu me dei conta disso quando li uma reportagem no dia dos pais com o Rafael Küerten, irmão do Guga, que também tem 4 filhos. Ele disse que faz a oração antes de dormir com cada um, individualmente. E assim tem um momento especialmente dedicado a cada filho, todos os dias.
Eu logo pensei no meu caso, que como estavam as 4 no mesmo quarto, fazia uma oração só. Imaginem como: uma ou outra prestava atenção, e as demais, muitas vezes brincando, rindo, chamando p/ outra coisa, ou nem aí. Difícil atrair a atenção de 4 crianças. Não sei como as professoras do colégio conseguem. Eu deveria ter estudado pedagogia...
Mas agora na casa nova, que dividimos 2 em cada quarto, a coisa melhorou neste sentido. Também ficou mais rápido de elas pegarem no sono. Antes bastava uma agitar e o quarteto estava todo de pé na cama. Depois que li a matéria do jornal, passei a fazer a oração com cada uma individualmente. Logo percebi a satisfação no olhar de ter "a mamãe olhando só para mim", e de poder fazer uma intenção especial por algum amiguinho da escola, alguém da família ou pela Branca de Neve, Aurora ou Ariel. Claro que esta atividade agora leva muito mais tempo, mas estou certa de que é um bom investimento que estou fazendo.
447033

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

aprontando na casa nova

Realmente as meninas estão aproveitando a casa nova. Nos primeiros dias era engraçado ver a Marina saltitando pela sala, uma graça. Elas brincam de pegar e correr dentro de casa. O espaço, além de ser maior que o apartamento que morávamos, está bem vazio com a falta de móveis. Um prato cheio para crianças!
Mas ontem aconteceu o que eu mais temia: a Maria Eduarda desenhou na parede! Botei as 3 para desenhar na sala, pois a Marina estava dormindo, e num instante em que ficaram sozinhas a Duda teve a brilhante ideia de continuar sua arte na parede. Tive que fazer um escândalo para servir de exemplo para as outras duas e botei de castigo no quarto. A sorte  é que consegui apagar o desenho feito com giz de cêra usando uma borracha boa. Ufa! 
445201